Forno Industrial a Gás
Modelo convencional, o forno industrial a gás tem a vantagem de ser mais econômico quando fica ligado por várias horas. É indicado para assar bolos, pães, pizzas e outros pratos com massa. As desvantagens são a necessidade de trocar o botijão periodicamente (se o estabelecimento não contar com sistema de gás central), o tempo para atingir altas temperaturas e o baixo controle na regulagem de calor.
Forno Industrial Elétrico
Mais moderno e tecnológico, o forno industrial elétrico é tendência nas cozinhas profissionais atuais. Possui termostato para regular a temperatura e aquece mais rápido devido à resistência elétrica. Ou seja, a vantagem do forno industrial elétrico é a agilidade na preparação dos pratos. Porém, dependendo da potência do aparelho, o gasto de energia pode ser um ponto negativo.
Forno Turbo
Utilizado em padarias e confeitarias, o forno turbo produz a crocância e a coloração específica de pães e outros produtos através de um sistema de vaporização que distribui o calor uniformemente dentro da câmara.
Forno Giratório
Com sistema rotativo que permite assar o alimento por todos os lados de forma homogênea, o forno giratório é indicado para preparar pizzas e carnes, como frango, porco, boi e peixe, seja em pedaços ou peças inteiras.